Equipe: 10 pessoas
Meu papel: Designer UI/UX júnior
Contexto: Projeto executado para um cliente da consultoria Handmade
Problema: Conhecer melhor o público geral desse mercado (mar aberto) 
Ferramentas: Miro, Personas, Jornadas, Pesquisa Quanti, Pesquisa Quali, Workshops 
Tempo disponível: 9 meses
Quando: 2022

Resumo
A empresa cliente desejava conhecer melhor o público de seu setor, não apenas seus usuários, mas o mercado em geral. Para isso, fizemos entrevistas qualitativas, quantitativas e sintetizamos os insights em personas e suas jornadas correspondentes. O objetivo das personas era aproximar a empresa cliente do público, gerar empatia e identificar possibilidades de novas atuações.

Meu papel
O projeto foi executado em um time grande, fomos divididos em duplas, cada dupla era responsável por fazer a pesquisa com um setor do público e havia uma designer especialista e um product manager que atuavam cross times.
Participei de todo o processo como designer júnior, auxiliando nas decisões e acompanhando as discussões, mas o meu principal papel foi atuando com minha dupla na pesquisa. Escrevemos o roteiro, executamos as pesquisas com apoio do time de recrutamento, fizemos o agrupamento dos insights, as personas e jornadas. A seguir, vou explicar melhor cada etapa do processo.

1- Definir papéis e dividir o time em frentes
Quem participou: Todo o grupo
Conversamos, fizemos uma dinâmica e decidimos nossos papéis. Iríamos trabalhar em duplas, com cada dupla fazendo a pesquisa de cada um dos 4 públicos identificados. Havia uma reunião de alinhamento semanal com toda a equipe.

2- Decidir os métodos de pesquisa
Quem participou: Todo o grupo participou da discussão, mas especialmente os designers seniors/especialistas
Utilizando referências de livros e artigos sobre pesquisa, discutimos quais métodos seriam mais adequados para esse desafio. Acabamos ficando entre pesquisa quantitativa, quantitativa e diários de uso. Os diários de uso foram descartados pois não caberiam no cronograma.

3- Fazer rápida desk research
Quem participou: Todo o grupo 
Utilizamos o Notion para catalogar nossas descobertas em formato de atomic research em um modelo sugerido por uma designer especialista, e mantivemos ele atualizado durante o projeto.
imagem representando a organização atômica da pesquisa utilizando o Notion
4- Escrever roteiro da pesquisa qualitativa
Quem participou: Cada dupla fez a sua individualmente 
Nesse momento começamos a atuar em duplas. Eu e minha dupla fizemos o roteiro para nosso público, passamos para excel para facilitar a anotação durante as entrevistas, e depois a designer especialista conferiu se os roteiros de todas as duplas estavam alinhados entre si.

5- Recrutamento e execução da pesquisa qualitativa
Quem participou: Cada dupla fez a sua individualmente 
O recrutamento foi feito por uma equipe especializada, eu e minha dupla conduzimos as entrevistas, nos revezando entre quem fazia a entrevista e quem anotava na planilha. 

6- Agrupamentos dos resultados
Quem participou: Cada dupla fez a sua individualmente 
Utilizando o Excel e depois o Miro, fizemos um agrupamento das respostas de cada pergunta, juntando as respostas semelhantes. Utilizamos post-its de cores diferentes para cada entrevistado, e tags para categorizar as respostas. Assim, pudemos ter uma ideia de opiniões que se repetiam e observar padrões.

7- Insights 
Quem participou: Cada dupla fez a sua individualmente 
Anotamos insights e pontos mais relevantes que surgiram, com base nas opiniões mais repetidas e/ou contrastantes com o que o cliente nos havia informado sobre o seu público. Percebemos padrões de comportamento, opiniões e perfis dos entrevistados.

8- Estudos e execução das personas e jornadas
Quem participou: Cada dupla fez a sua individualmente
Fizemos as personas e as jornadas de acordo com os padrões observados. Logo início do projeto, quando apresentamos o processo, o cliente descartou a pesquisa quantitativa, disse que não queria. Depois, após a execução das personas, entendeu o que havíamos dito desde o início: faltariam dados para embasar as personas se elas fossem realizadas apenas em cima de dados qualitativos. Então as personas foram feitas apenas com informações qualitativas, mas depois foi realizada uma pesquisa quantitativa. O cliente ficou com a tarefa de cruzar os resultados quantitativos com as personas e também com os bancos de dados internos da empresa.
imagem representando o template de personas utilizado
9- Workshop de cocriação de necessidades
Quem participou: Todos, mas a concepção foi dos especialistas 
Esse workshop foi desenvolvido pelos especialistas da consultoria para ajudar o cliente a alinhar os próximos passos com seus colaboradores internos e pensar na pesquisa quantitativa. Participei das conversas, ajudei a montar os boards no Miro e na condução.

10- Formulário quantitativo para medir a relevância das oportunidades
Quem participou: Todos, principalmente especialistas
O formulário foi realizado com base nos insights da pesquisa qualitativa e nos resultados do workshop com o cliente. Foi utilizado um framework trazido por uma designer especialista, para medir a relevância de cada oportunidade.

11- Entrega dos materiais consolidados
Quem participou: Todos,
Entrega de um relatório consolidando todo o projeto, as personas, jornadas e insights de cada etapa.
Conclusão
O projeto foi muito interessante, trouxemos muito valor para o cliente com cada entrega, mantivemos o time do cliente próximo, com entregas e checkpoints constantes. Ao fim, trouxemos uma visão sobre o público que não era conhecida por eles, com muitos insights relevantes e possibilidades de inovação e melhorias para resolver as dores identificadas e gaps nas jornadas.

Mais projetos de produto

Back to Top