Greda é uma fonte display!
Ela é toda em maiúsculas, porém digitando em minúsculas no teclado temos outras combinações de caracteres. Fiz duas versões de cada letra para trazer a sensação de algo artesanal.
Feita com argila e cuidado
A palavra greda refere-se à um tipo de calcário e pode ser usada como sinônimo de argila, barro. A inspiração da fonte veio de um dos muitos tijolos retirados um antigo forno a lenha, de meados do século 19. Cada tijolo tinham a marca de sua olaria gravada, com tipografias muito ricas e antigas. Não resisti e escolhi um deles para trabalhar, peguei as letras que estavam gravadas e com base nelas desenhei o resto dos caracteres. Foi assim que surgiu a Greda.
O começo de tudo
Essa fonte foi desenhada para o trabalho final da matéria de Design de Tipos da professora Priscila Farias, em 2017. No primeiro exercício da matéria, vetorizamos tipos móveis antigos e criamos uma fonte no FontLab com eles. Para esse segundo exercício, entregamos uma fonte completa em arquivo .otf, e uma pequena publicação contando o processo de criação da fonte e aplicações.
A ideia inicial era de fazer uma fonte inspirada em placas vernaculares do bairro do Bixiga, local que frequentava muito pois meu estágio ficava lá. Ao começar o levantamento das placas, percebi que eram muito diversas e seria difícil harmonizar tantos estilos de caracteres em uma só fonte. Após um dos dias de levantamento de placas, cheguei em meu estágio e pesquisadores de conservação estavam fotografando tijolos antigos de um forno a lenha do século 19. Fiquei muito interessada pelas marcas das olarias inscritas, e resolvi mudar o foco do trabalho.
Com quantos tijolos se faz uma fonte
Escolhi um tijolo com a inscrição "PAULISTA" (não consegui identificar se tinha uma letra A antes, "A PAULISTA", ou se era apenas um pedaço quebrado). Fiquei tentando desenhar sobre ele para recriar a fonte antiga. Foi então que a professora Priscila sugeriu que eu apenas incorporasse as marcas do tempo e do material, e utilizasse a textura ao meu favor para fazer caracteres mais rústicos. Achei a ideia bem interessante, tratei a imagem no Photoshop, fui criando os demais elementos, e depois vetorizei tudo no Illustrator antes de passar para o FontLab e finalizar a fonte.
Fotos da publicação